História do Radiojornalismo

Por: Jhonatan Carvalho


“Introdução sobre o veículo de Rádio e Radiojornalismo”

A formação prática dos jornalistas de rádio se dá no dia-a-dia. É importante lembrar que na atual fase do rádio o profissional que trabalha neste veículo tem que saber falar.

Não importa se ele é editor, redator, produtor, repórter e apurador, tem que saber falar ou dizer uma notícia e transmiti-la ao microfone. O rádio dinâmico ágil e informativo exige que todos falem.

A organização de redação do rádio também tem suas características próprias. A obtenção das noticias e informações é um processo contínuo pois elas não dormem na redação. São checadas e colocadas no ar. Por isso são altamente perecíveis.

A pauta de radiojornalismo deve ter condições de coloca-lo a frente dos demais meios de comunicação. Se não houver, o rádio perde suas características de agilidade, imediatismo e de ser instantâneo.

Não se pode mais apoiar na fonte de jornalismo impresso. O radiojornalismo tem sempre que estar a frente dos jornais. O rádio repercute hoje o que o jornal vai publicar amanhã.

“Não existe furo na rádio, mas barriga sim!”

A notícia no rádio pertence à emissora que a transmitiu. O ouvinte ao ouvir a informação a partir do momento que ligar o rádio vai dar crédito aquela emissora.

A veiculação de notícias tem um caráter principalmente local os ouvintes buscam o noticiário nacional e internacional somente se o fato for de grande interesse.

 

“A história do Rádio no mundo e no Brasil”

  • 1873 – Clerk Maxwell – relata a existência de uma energia radiante e invencível: as ondas eletromagnéticas que se propagam no espaço vazio.
Clerk Maxell
Clerk Mawxell

 

  • Rudolf Hertz – baseado nos estudos de Clerk Maxwell constrói um circuito elétrico que comprovava a existência dessas ondas que viajavam pelo ar na mesma velocidade da luz (300.000 km por segundo). Em reconhecimento do trabalho do Hertz foi criado i nome de Hertzianas. A frequência do rádio tem como símbolo HZ.
Rudolf Hertz
Rudolf Hertz

 

  • 1895 – Guglielmo Marconi estimulados pelas constatações de Hertz produz o primeiro aparelho de rádio da história.
Guglielmo Marconi
Guglielmo Marconi

 

 

“Outras datas marcantes na história do Rádio”

  • 1907 – é considerado como a primeira transmissão, não oficial, de rádio difusão por Lee Forest.
  • 1933 – Edwin Armstrong concluiu os ensaios sobre sua mais importante invenção: o sistema de frequência ondulada (FM).
Edwin Armstrong
Edwin Armstrong

 

 

“Enquanto isso no Brasil..”

O Padre Roberto Landell de Moura é considerado o verdadeiro criador da rádio, pois iniciou suas experiências em 1892.

Padre Roberto Landell de Moura
Padre Roberto Landell de Moura

Década XX – o RJ é considerado a primeira cidade brasileira a instalar uma emissora de rádio. Antes disso algumas experiências eram feitas com alguns amadores. Alguns documentos afirmam que o Rádio no Brasil nasceu em 06/04/1919 quando foi inaugurado o Rádio Clube de Pernambuco. Oficialmente o rádio foi inaugurado no Brasil em 07/09/1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência. Oficialmente pode ser considerada em 22/04/1923 como a data de instalação de rádio difusão no Brasil.

Começa a funcionar a Rádio Sociedade no RJ criada por Roquette Pinto e Henry Morize.

Roquette Pinto e Henry Morize
Roquette Pinto e Henry Morize

 

“A história do Rádio e Configuração”

A rádio surge como meio da elite e não de massa. Só quem tinha bom poder aquisitivo poderia mandar comprar fora do país um aparelho receptor. Ainda nos anos 20, o rádio começa a se espalhar pelo Brasil. A primeira emissora tinha sempre a denominação de Clube ou Sociedade. Não existiam anúncios, eram proibidos na época.

 

“Os novos rumos da Rádio”

  • 1950 – a época de ouro na Rádio termina com surgimento um surgimento de um novo meio de comunicação: a televisão 18/09/1950 é inaugurado a TV Tupi de SP.

Quando a televisão se popularizou nos anos 50.

  • 1977 é criada no RJ a Rádio Cidade FM que foi muito famosa.
  • 1991 – o sistema Globo de Rádio inaugura a Central Brasileira de Notícia (CBN)
  • 1996 – lançamento da CBN em FM, primeira Rádio de Notícias (All News) em SP.
  • 2005 – a Rádio CBN passa a operar também no RJ em FM. Neste mesmo ano surge a Band News FM no RJ no lugar da Fluminense FM.

 

Veja  também:

Fundamentos do Radiojornalismo

Radiojornalismo e Populismo na Era Vargas

Rádio Diário da manhã completa 59 anos

Deixe um comentário